“Grab and go” pode ser a oportunidade de crescimento do seu restaurante

Sistema de vendas para Deliverys de todos os segmentos.

Você provavelmente já ouviu falar em refeições “grab and go”, mas talvez o que você não saiba é que esta modalidade de venda pode ser a oportunidade de crescimento do seu restaurante.

Inúmeros estabelecimentos estão aderindo a este tipo de venda, o que tem agradado os clientes mais apressados. O que antes era muito comum em lojas de conveniência situadas em postos de gasolina, hoje é uma tendência que veio para ficar. O “grab and go” tem conceito diferente do sistema de delivery, mas ambos podem ser implantados em seu restaurante.

Continue a leitura, e ao final, é certo que você esteja convencido em implantar o “grab and go” em seu restaurante.

O que é “grab and go”

Sabe aquela fórmula já conhecida em lojas de conveniência, na qual o cliente entra, pega algum lanche ou refeição pronto para consumir fora do estabelecimento? Pois é, isto não é novidade para ninguém. A novidade fica por conta de que agora, restaurantes estão adotando este tipo de opção para os clientes mais apressados, ou que simplesmente não querem cozinhar.

Os pratos que têm mais saída, ou aqueles que podem ser consumidos após um período de armazenamento, ficam expostos para os clientes. Esta exposição pode ser em prateleiras refrigeradas ou aquecidas, em embalagens práticas, que permitam a visualização do produto. O cliente “pega” (daí o termo “grab and go”, que em inglês significa pegar e levar) e leva para consumir posteriormente.

A diferença, entretanto, é que nas lojas de conveniência brasileiras, as opções de refeições são bastante restritas e muitas vezes não passam de lanchinhos para enganar a fome.

Nos restaurantes, o “grab and go” permite que o cliente escolha pratos do menu, já prontos para consumo, acondicionado em embalagens práticas descartáveis.

Para o cliente, a vantagem é optar em comer algo, muitas vezes mais saudável, e completo, não restringindo apenas à lanches rápidos.  Para o restaurante, há muitas vantagens, dentre elas, aumentar as vendas e diminuir filas de espera em dias de maior movimento.

 “Grab and go” é uma tendência

O “grab and go” é bastante comum mundo afora, porém, aqui no Brasil, somente os restaurantes mais antenados oferecem este tipo de opção aos clientes.

Inúmeros fatores contribuem para o crescimento do “grab and go”:

  • necessidade de mais opções para refeições rápidas que não sejam “fast food” ou “junk food”;
  • população atual tem menos tempo disponível para cozinhar em casa;
  • necessidade de maior qualidade das refeições;
  • menos tempo disponível para comer em um restaurante;
  • setor de embalagens vem melhorando a proteção para alimentos prontos, facilitando o acondicionamento de pratos prontos com apelo visual e prático para os consumidores.

Por que oferecer opções “grab and go”

De saladas simples a estações de sushi extravagantes, muitos restaurantes estão implantando o “grab and go” em suas lojas. O objetivo é atender aqueles consumidores atentos a conveniência. Estes clientes, preferem fazer um lanche ou uma refeição rápida, em vez de estocá-los.

Imagine que seu restaurante ofereça um menu de comidas saudáveis, com saladas, tortas e sobremesas. Manter uma prateleira refrigerada em seu estabelecimento com as mesmas opções do cardápio, em porções individuais é uma ideia genial. O mesmo cliente que fez a refeição no seu salão, pode optar por levar algo para sua próxima refeição. Ou quem sabe, já satisfeito, o cliente queira levar a sobremesa para consumir mais tarde.

Outro cliente alvo é aquele que quer comer algo que gosta do seu restaurante, mas não tem tempo para comer no salão. Ele pode passar rapidamente, escolher algo bem fresco e levar para comer de acordo com sua conveniência.

Perceba que, os pratos disponíveis no “grab and go” incrementam suas vendas, pois ele atrai tanto os clientes que comem no seu salão, quanto aqueles que não tem tempo para isso.

O “grab and go” vai além do delivery, pois os clientes estão no seu estabelecimento e estão vendo a apresentação da sua comida. Estes clientes podem ser atraídos não só pelo sabor do prato, mas também pela sua apresentação, aparência e praticidade.

grab and go

Vantagens do grab and go

A grande sacada do “grab and go” é exatamente atrair o cliente pela conveniência, pelo apelo visual. Com isto, haverá um aumento nas vendas do restaurante e ainda por cima, vai facilitar a vida do consumidor.

A importância da embalagem para o “grab and go”

A embalagem contribui significativamente para as impressões dos clientes ao escolher o que levar na prateleira de “grab and go”. Assim, transparência é fundamental para a visualização adequada do produto. Embalagens que permitam o cliente visualizar o alimento são perfeitas, mas cuidado na apresentação do prato. 

Escolher a embalagem corretamente vai permitir que os clientes percebam a  qualidade dos ingredientes que estão obtendo. A aparência de comida fresca deve ser realçada pela embalagem.

Lembre-se de identificar a comida com rótulos ou impressões que não atrapalhem a visualização do prato. Certifique-se de deixar claro que o prato é produzido pelo teu restaurante, exatamente igual àquele servido no salão.

Embalagens que permitam aquecer ou congelar o produto são desejáveis pelos clientes. Em contrapartida, na maioria dos restaurantes, ainda são utilizadas embalagens ultrapassadas, sem qualquer funcionalidade.

Se você procura um diferencial para o seu restaurante, o “grab and go” pode ser uma ótima ideia. O número de restaurantes com opções “grab and go” ainda é pequeno, o que é uma vantagem para o seu negócio.

Inove na embalagem! Escolha materiais sustentáveis! A concorrência ainda não entendeu que uma embalagem prática e funcional está diretamente ligada à conveniência tão procurado no “grab and go”.

Conclusão

Esperamos que o presente conteúdo tenha inspirado você! O “grab and go” pode ser implantado no seu restaurante sem a necessidade de investimento alto.  Um espaço pequeno já é suficiente para expor vários produtos, haja vista que os pratos devem ser frescos.

Um expositor refrigerado ou aquecido recheado com pratos mais desejados pelos clientes são suficientes para começar. Saladas e sobremesas dão um tom de beleza e frescor, então, não deixe de incluí-los também.

Encontrar embalagens específicas e funcionais com custos atraentes também não é tarefa difícil. A Scuadra oferece soluções perfeitas de embalagens sustentáveis para “grab and go” de forma totalmente personalizada para o seu produto.

Fonte: https://www.scuadra.com.br